Your browser does not support JavaScript, You should enable JavaScript to use this website.

História:

    O CECOM é uma instituição filantrópica constituída – em 1991 – a partir de uma reflexão bíblica na Igreja Católica de Vila de Cava. O apelo contido na discussão sobre “Os excluídos da nossa sociedade” (Evangelho de Marcos) mobilizou os ouvintes a ponto de iniciar uma pesquisa nos bairros. Percebeu-se, assim, a angústia de famílias em situação de risco, cujas mães precisavam trabalhar e não dispunham de local onde deixar seus filhos em segurança.

    Com foco nessa necessidade, mobilizou-se a estruturação de uma creche. Ao decorrer do tempo, o olhar do CECOM foi se estendendo e hoje sua finalidade principal é favorecer o resgate da cidadania por meio de programas e atividades sociopedagógicas desenvolvidas em seus núcleos – seis no total. Além disso, propõe-se a estimular e apoiar as diferentes iniciativas de organização popular. A luta do projeto é em prol da garantia de direitos do cidadão, principalmente os menos favorecidos. O trabalho realizado não tem fins lucrativos, os recursos empregados provêm das parcerias estabelecidas com a comunidade local e externa.
    O CECOM é gerenciado por uma Diretoria composta por seis membros, tendo um Conselho Fiscal com três, todos eleitos em Assembléia Geral. Nenhum deles obtém ganhos financeiros oriundos de suas atividades na instituição.
    Confira agora nossos Projetos:

Creches Comunitárias: São Sebastião e Fé e Esperança


    As creches recebem 226 crianças de 02 a 04 anos e 11 meses. O trabalho realizado visa ao desenvolvimento integral dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Todos os atendidos são identificados como vulneráveis no quesito social e/ou econômico.


Núcleos de Reforço da Aprendizagem e Bibliotecas Literárias: Irmã Amélia (Biblioteca Ziraldo) e Esperança para o Futuro (Biblioteca Mágica)


    Os Núcleos e Bibliotecas buscam o fortalecimento da aprendizagem de crianças e adolescentes oriundos das escolas públicas e privadas. Realizam atividades socioculturais, educacionais, de formação política e de participação ativa a fim de despertar no indivíduo o hábito de exercer sua cidadania em plenitude.


Núcleo Comunitário Irmã Anita


EJA - Educação de Jovens e Adultos
    Busca o aprendizado de jovens e adultos através de atividades educacionais e lúdicas incluindo: Inclusão digital, rodas de leituras, passeios culturais...


Panificação
    Promove uma rápida aprendizagem, possibilitando o aluno gerar sua própria renda. No decorrer do ano, são realizados diversas oficinas com receitas práticas e temáticas, por exemplo, panetone e chocotone.


Núcleo Mãos Solidária Itália-Brasil


Coletivo

- Curso de formação de jovens com foco no Mercado de Varejo.


Bazar Beneficente

- Através de doações de parceiros, são realizados bazares de roupas, calçados e bijuterias. A renda gerada fomenta o sustento de outros projetos da instituição, favorecendo, assim, os que mais precisam.


Corte e Costura

- Promove o conhecimento básico de técnicas para produção, comercialização e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, preparando-as, assim, para o mercado de trabalho formal e informal.


Escola de Informática

- Curso profissionalizante para adolescentes e adultos;
- Inclusão digital para crianças e terceira idade;
- Curso de Design Gráfico - Corel Draw e Photoshop.


Projeto Escola de Música

- Contribuir para o despertar da musicalidade na vida das crianças e adolescentes.